segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

OPERAÇÃO CONDOR

A Operação Condor foi uma aliança político militar criada na América Latina, durante os anos da Guerra Fria. Lembrando que tudo o que fosse supostamente "comunista", era duramente perseguido. Todos os golpes militares que ocorreram na América Latina foi totalmente apoiado e financiado pelos Estados Unidos que tinha pavor da influência soviética em seu quintal. Baseando-se nisso, essa aliança foi criada entre o Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Uruguai e Paraguai, em conjunto com a CIA americana, com o objetivo de impedir o avanço comunista apoiando os líderes ditadores e organizando a repressão contra seus opositores. 
Montada por iniciativa do governo chileno , a Operação Condor durou até a onda de redemocratização, na década seguinte. A operação, liderada por militares da América Latina, foi batizada com o nome do condor, abutre típico dos Andes que se alimenta de carniça, como os urubus. Estima-se que a Operação Condor resultou em mais de 400 mil torturados e 100 mil assassinatos.
Há suspeitas de que a Operação Condor foi responsável pela morte de João Goulart, Juscelino Kubitschek e Carlos Lacerda, pois representavam uma "ameaça comunista".





Nenhum comentário:

Postar um comentário