O processo de formação das cidades durou milhares de anos, e as primeiras formaram-se às margens dos grandes rios, principalmente por conta da agricultura e do transporte. Entre as primeiras civilizações que se formaram, destacam-se as civilizações mesopotâmicas. E entre as cidades mais antigas do mundo estão Ur e Uruk construídas pelos sumérios, onde hoje é o Iraque, cerca de 4.000 a.C.
A palavra Mesopotâmia vem do grego e significa "terra entre rios", por conta dos dois grandes rios que a cercam, Tigre e Eufrates. É uma região extremamente quente e seca, por isso, a grande importância desses dois rios, pois graças à eles, foi possível desenvolver a agricultura, pecuária e a própria vida na região.
Grandes impérios se desenvolveram nessa região: sumérios, acádios, amoritas, assírios e caldeus.
SUMÉRIOS E ACÁDIOS
Os sumérios foram os responsáveis pela fundação das primeiras cidades da região, como Ur, Uruk, Eridu e Lagash.
Eram politeístas, ou seja adoravam vários deuses. Cada cidade tinha um deus protetor, e o rei, era líder militar e sacerdote. Religião e Estado eram unificados. O rei era como um representante dos deuses na terra.
Os sumérios também foram responsáveis pelo desenvolvimento da primeira escrita de que se tem notícia: a cuneiforme. Escreviam em tabuinhas de argila úmida, que depois eram colocadas ao sol para secar. Para isso, utilizavam um palito de madeira ou ferro, e faziam sinais em forma de cunha. Sua escrita era ideográfica, ou seja sinais que representavam ideias.
Muitos conflitos internos enfraqueceram o império, que acabou por ser invadido pelos acádios. Os acádios estenderam seu império para além da Mesopotâmia, dando origem ao Império Acádio, que tinha por capital a cidade de Acad. Esse império não durou muito tempo, e devido a várias rebeliões internas se desintegrou.
OS AMORITAS
Por volta do ano de 1900 a.C., os amoritas se estabeleceram na região e construíram a cidade de Babilônia. Após conquistar várias outras regiões nas proximidades, formaram o Primeiro Império Babilônico, famoso pelo seu imperador, Hamurabi (1792-1750 a.C.), responsável pela construção de numerosos edifícios públicos, canais de irrigação e açudes e principalmente O Código de Hamurabi, um dos primeiros códigos de leis escrito, que até hoje influencia o mundo atual, também chamado de Talião.
Após o governo de Hamurábi, várias invasões deram fim a esse império.
OS ASSÍRIOS
Os assírios habitavam a região da Assíria, no norte da Mesopotâmia, e acabaram por expandir seus territórios englobando praticamente toda a região: a Mesopotâmia, a Síria, a Fenícia, a Palestina e o Egito.
Famosos por sua crueldade. Era comum, cortarem dedos, mãos e orelhas dos prisioneiros. Destacavam-se também por suas estratégias militares, suas táticas e armas eficientes.
Destruíram o Reino de Israel, e levaram seu povo como escravo.
Muitas revoltas dos povos dominados ocorreram sob seu império, mas só veio ao fim em 612 a.C., quando novos impérios invadiram a região.
OS CALDEUS
Os caldeus foram outros povos que habitaram a região. Construíram o Segundo Império Babilônico e, ficaram famosos, principalmente pelo seu rei Nabucodonosor, que conseguiu destruir a cidade de Jerusalém em 586 a.C. e levar cativo o povo judeu.
Nabucodonosor adquiriu muitas riquezas dos povos conquistados. Reconstruiu a cidade da Babilônia que se tornou o centro cultural, político e econômico da Mesopotâmia. É desse período o famoso Jardins Suspensos da Babilônia, que conta-se que construiu para sua esposa, arquitetura fantástica que faz parte das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
Como todos os impérios da região, o Segundo Império Babilônico também chegou ao fim. Foi invadido e conquistado pelos persas, em 539 a.C.
ECONOMIA E SOCIEDADE
A base da economia dos povos da Mesopotâmia era a agricultura, a pecuária e o comércio, boa parte graças a presença dos rios Tigre e Eufrates. Cultivavam cereais, como trigo, centeio e cevada. Criavam bois, jumentos e carneiros.
O comércio era bastante desenvolvido, sempre a base de troca, não havia ainda circulação de moedas. Os produtos comercializados eram cereais, lã e tecidos, madeira (cedo e cipreste), metais (ouro e prata) e artigos de luxo (marfim e pérolas). Comercializavam com a Ásia Menor, Egito e Índia.
A sociedade era extremamente hierarquizada. Tendo o rei no topo, e vindo depois sacerdotes, nobres, militares, comerciantes, artesãos, camponeses e por último escravos.
A mesopotâmia é conhecida como terra entre rios, mas pode-se dizer também que foi a terra de muitos impérios. Todos esses grandes impérios que passaram por sua região deixaram seu legado, sua história, em maior ou menor escala, todos são conhecidos, em todos os lugares do mundo. Foi onde surgiu as primeiras cidades, as primeiras leis, as primeiras escritas. Região até hoje repleta de muitos povos, muitos impérios, muitos religiões. Palco de grandes conflitos e disputas. Há quem diga que é o berço da civilização!
Saiba mais:
Referências:
BOULOS, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania, 6o ano. Editora FTD. São Paulo - 2012- 2a. edição. p. 102-113.
Nenhum comentário:
Postar um comentário