terça-feira, 19 de maio de 2015

Revolução Russa



Resultado de imagem para revolução russa
A Revolução Russa de 1917 foi um período conturbado da história Russa e que definitivamente mudou não só o próprio país como o mundo. Derrubou o poder do czar absolutista e deu origem ao primeiro país comunista da História.

Mas antes de falar da Revolução Russa, é necessário entender o que é comunismo e socialismo.


Segundo o guia do estudante: "Dentro da teoria marxista elaborada no século XIX, comunismo e socialismo seriam duas etapas sucessivas no desenvolvimento da sociedade humana, ocorrendo após o colapso do sistema capitalista. O socialismo seria caracterizado pela abolição da propriedade privada dos meios de produção e a instalação de um estado forte ("ditadura do proletariado"), capaz de consolidar o regime e promover a diminuição da desigualdade social. No comunismo, o próprio estado seria abolido, com a instauração de uma igualdade radical entre os homens.
Todavia, na prática política do século XX, as duas palavras ganharam outro significado. O termo comunismo passou a se referir a movimentos políticos revolucionários de origem marxista e aos estados que surgiram a partir daí (União Soviética, China), caracterizados pela abolição da propriedade privada dos meios de produção e autoritarismo político. O termo socialismo passou a se referir a grupos reformistas, que ambicionavam a realização de mudanças sociais através do voto, preservando a democracia liberal. Assim, existiram governos socialistas na França, Inglaterra (através do trabalhismo), Alemanha (através da social-democracia), países escandinavos e outros."


Resultado de imagem para revolução russa
Ambas teorias são bem parecidas e muitas vezes se confundem, mas segundo Marxo socialismo é apenas uma etapa para se chegar ao comunismo, que deveria substituir o capitalismo, e por fim a divisão de classes sociais e do Estado. Enquanto que no socialismo tem-se o Estado para organizar as estruturas, no comunismo tem apenas os proletários. "No socialismo, a sociedade controlaria a produção e a distribuição dos bens em sistema de igualdade e cooperação. Esse processo culminaria no comunismo, no qual todos os trabalhadores seriam os proprietários de seu trabalho e dos bens de produção", diz a historiadora Cristina Meneguello, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Então podemos dizer, que nenhum país chegou ao comunismo de fato, mas se tornaram apenas socialistas.
Bom, voltando a Rússia, então podemos dizer que esse enorme, gigantesco país, se tornou no primeiro Estado socialista da história, mas que no fim, não conseguiu chegar ao comunismo.


A Rússia czarista

Resultado de imagem para revolução russa
Em pleno século XIX, a Rússia viviam como na Idade Média. Seu sistema de governo era a monarquia absolutista e todo o poder se concentrava nas mãos do czar (é o título utilizado pelo imperador russo, que tem origem no título do imperador romano César). Os camponeses que compunham cerca de 80% da população, viviam como servos, totalmente dependentes de seus senhores.
Várias rebeliões camponesas estouraram nesse período, e a servidão só foi abolida em 1861. Mas para se tornarem livres, os ex-servos foram obrigados a pagar indenizações ao czar por 49 anos, ou seja, nada mudou. A população continuou sendo explorada!
A Rússia só começou a se modernizar apenas na segunda metade do século XIX, graças aos investimentos de capitais estrangeiros. E as poucas industrias que chegaram em nada melhoraram a vida da já sofrida população. Nas fábricas, pagavam-se baixos salários com jornadas de trabalho chegando a 14 horas por dia. E insatisfeitos, o operariado russo promovia greves e passeatas.
Ideias marxistas começaram a chegar na Rússia. Intelectuais operários russos organizaram vários agrupamentos políticos, que acabaram por dar origem aos Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR). Esse partido foi duramente reprimido, seus líderes foram cassados e deixaram a Rússia. Por fim, se organizaram no exterior, mas acabaram-se por dividir-se:
Bolcheviques (maioria) - tinham como líder Vladimir Ulianov (Lênin), queriam conquistar o poder por meio de uma revolução socialista,
Mencheviques (minoria) - liderados por Martov, defendiam a ideia de aliar-se à burguesia, e acreditavam que o socialismo só deveria ser implantado através de eleições.



O Domingo Sangrento




Resultado de imagem para revolução russa o domingo sangrento


Em 1905, insatisfeitos com a situação da Rússia, operários em greve e suas famílias caminharam pelas ruas de São Petersburgo, em direção ao Palácio de Inverno, com a intenção de levar um abaixo-assinado ao czar, solicitando algumas melhorias. Porém, foram recebidos pelos soldados do czar a balas. Mais de mil manifestantes foram mortos e muitos outros feridos.
Na sequência várias greves e revoltas estouraram por toda a Rússia, todas reprimidas duramente. Populares reagiram criando os primeiros sovietes, conselhos de deputados eleitos por operários, camponeses e soldados.

A Rússia na Primeira Guerra Mundial







Em 1914, decidida a controlar o acesso do Mar Negro ao Mar Mediterrâneo, a Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial. Sem condições financeiras e sem treinamento adequado, em pouco tempo, milhões de soldados foram mortos. As derrotas contra o exército alemão seguiram-se uma após a outra, gerando uma onda de insatisfação entre a população, que já era atingida pelo desemprego, fome e inflação.

Em 23 de fevereiro de 1917 (calendário juliano, seguido pelos Russos), operários revoltados seguiram em direção ao palácio do governo. No caminho, soldados também insatisfeitos, uniram-se aos manifestantes, que juntos, invadiram o Palácio de Inverno e derrubaram o czar. Começava assim, oficialmente, a Revolução Russa.


Resultado de imagem para revolução russa



O governo provisório





O governo provisório, liderado por políticos moderados como Kerenski, procurou diminuir a insatisfação popular libertando os presos políticos, permitindo a volta dos exilados e concedendo liberdade de imprensa e associação. Porém, não atendeu ao maior anseio da população, que era a saída da guerra.
Ao retornar à Rússia, o líder bolchevique Lenin, passou a defender a derrubada do governo provisório, e a retirada da Rússia da guerra e repartição de terras entre os camponeses. Defendia o lema: "Todo poder aos sovietes" e "Paz, terra e pão".
Conflitos entre os dois grupos culminaram com a segunda parte da Revolução. No dia 27 de outubro de 1917, os bolcheviques liderados por Lenin e Trotsky, derrubaram o governo provisório,

O governo de Lenin e a Guerra Civil

O governo bolchevique liderado por Lenin adotou várias medidas:

  • propôs a paz aos alemães: em 3 de março de 1918, a Rússia saiu da guerra e assinou com a Alemanha o Tratado de Brest-Litovsk;
  • confiscou as terras da família real, dos nobres e da Igreja ortodoxa e distribuiu-a aos camponeses;
  • estatizou a economia.
Resultado de imagem para simbolo da revolução russa


Essas medidas bolcheviques provocaram a reação dos chamados russos brancos (monarquistas, mencheviques e liberais). Teve início a guerra civil que durou três anos (1918-1921). De um lado estava o Exército Branco ajudado por potências capitalistas (Inglaterra, Estados Unidos e Japão), que temiam a expansão do comunismo; de outro, o Exército Vermelho, comandado por Leon Trotsky, defensor da Revolução.
A guerra civil terminou com a vitória dos Bolcheviques. Começando a partir daí, a Rússia comunista. 
Em dezembro de 1922, um grande congresso fundou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). 
Por fim, em 1924 ocorre a morte de Lenin, abrindo caminho para uma disputa pelo poder, entre Trotsky e Stálin. Stálin saiu como vencedor, Trotsky foi exilado e pouco tempo depois assassinado no México. 
Stálin estabeleceu uma ditadura, conhecida como stalinismo e governou a União Soviética de 1929 até sua morte em 1953.


Referências:
BOULOS, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania, 9o ano. Editora FTD. São Paulo - 2012- 2a. edição. p. 44-54.
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/pergunte-professor/historia-comunismo-socialismo-687363.shtml
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-a-diferenca-entre-comunismo-e-socialismo-existiu-algum-pais-realmente-comunista

Saiba mais:

segunda-feira, 4 de maio de 2015

MESOPOTÂMIA


Resultado de imagem para sumerios




Resultado de imagem para mesopotamia mapa

O processo de formação das cidades durou milhares de anos, e as primeiras formaram-se às margens dos grandes rios, principalmente por conta da agricultura e do transporte. Entre as primeiras civilizações que se formaram, destacam-se as civilizações mesopotâmicas. E entre as cidades mais antigas do mundo estão Ur e Uruk construídas pelos sumérios, onde hoje é o Iraque, cerca de 4.000 a.C.



A palavra Mesopotâmia vem do grego e significa "terra entre rios", por conta dos dois grandes rios que a cercam, Tigre e Eufrates. É uma região extremamente quente e seca, por isso, a grande importância desses dois rios, pois graças à eles, foi possível desenvolver a agricultura, pecuária e a própria vida na região. 
Grandes impérios se desenvolveram nessa região: sumérios, acádios, amoritas, assírios e caldeus.






SUMÉRIOS E ACÁDIOS


Resultado de imagem para sumerios e acadios

Os sumérios foram os responsáveis pela fundação das primeiras cidades da região, como Ur, Uruk, Eridu e Lagash.
Eram politeístas, ou seja adoravam vários deuses. Cada cidade tinha um deus protetor, e o rei, era líder militar e sacerdote. Religião e Estado eram unificados.  O rei era como um representante dos deuses na terra. 

Resultado de imagem para sumerios e acadios
Os sumérios também foram responsáveis pelo desenvolvimento da primeira escrita de que se tem notícia: a cuneiforme. Escreviam em tabuinhas de argila úmida, que depois eram colocadas ao sol para secar. Para isso, utilizavam um palito de madeira ou ferro, e faziam sinais em forma de cunha. Sua escrita era ideográfica, ou seja sinais que representavam ideias.
Muitos conflitos internos enfraqueceram o império, que acabou por ser invadido pelos acádios. Os acádios estenderam seu império para além da Mesopotâmia, dando origem ao Império Acádio, que tinha por capital a cidade de Acad. Esse império não durou muito tempo, e devido a várias rebeliões internas se desintegrou.

Resultado de imagem para sumerios zigurate




OS AMORITAS



Resultado de imagem para amoritas

Resultado de imagem para amoritas hamurabi

Por volta do ano de 1900 a.C., os amoritas se estabeleceram na região e construíram a cidade de Babilônia. Após conquistar várias outras regiões nas proximidades, formaram o Primeiro Império Babilônico, famoso pelo seu imperador, Hamurabi (1792-1750 a.C.), responsável pela construção de numerosos edifícios públicos, canais de irrigação e açudes e principalmente O Código de Hamurabi, um dos primeiros códigos de leis escrito, que até hoje influencia o mundo atual, também chamado de Talião.
Após o governo de Hamurábi, várias invasões deram fim a esse império.



OS ASSÍRIOS

Resultado de imagem para assirios


Resultado de imagem para assirios

Os assírios habitavam a região da Assíria, no norte da Mesopotâmia, e acabaram por expandir seus territórios englobando praticamente toda a região: a Mesopotâmia, a Síria, a Fenícia, a Palestina e o Egito.
Famosos por sua crueldade. Era comum, cortarem dedos, mãos e orelhas dos prisioneiros. Destacavam-se também por suas estratégias militares, suas táticas e armas eficientes. 
Destruíram o Reino de Israel, e levaram seu povo como escravo.
Muitas revoltas dos povos dominados ocorreram sob seu império, mas só veio ao fim em 612 a.C., quando novos impérios invadiram a região. 



OS CALDEUS


Resultado de imagem para caldeus

Resultado de imagem para caldeus


Resultado de imagem para caldeus jardins suspenso


Os caldeus foram outros povos que habitaram a região. Construíram o Segundo Império Babilônico e, ficaram famosos, principalmente pelo seu rei Nabucodonosor, que conseguiu destruir a cidade de Jerusalém em 586 a.C. e levar cativo o povo judeu. 
Nabucodonosor adquiriu muitas riquezas dos povos conquistados. Reconstruiu a cidade da Babilônia que se tornou o centro cultural, político e econômico da Mesopotâmia. É desse período o famoso Jardins Suspensos da Babilônia, que conta-se que construiu para sua esposa, arquitetura fantástica que faz parte das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
Como todos os impérios da região, o Segundo Império Babilônico também chegou ao fim. Foi invadido e conquistado pelos persas, em 539 a.C.



ECONOMIA E SOCIEDADE

A base da economia dos povos da Mesopotâmia era a agricultura, a pecuária e o comércio, boa parte graças a presença dos rios Tigre e Eufrates. Cultivavam cereais, como trigo, centeio e cevada. Criavam bois, jumentos e carneiros.
O comércio era bastante desenvolvido, sempre a base de troca, não havia ainda circulação de moedas. Os produtos comercializados eram cereais, lã e tecidos, madeira (cedo e cipreste), metais (ouro e prata) e artigos de luxo (marfim e pérolas). Comercializavam com a Ásia Menor, Egito e Índia.
A sociedade era extremamente hierarquizada. Tendo o rei no topo, e vindo depois sacerdotes, nobres, militares, comerciantes, artesãos, camponeses e por último escravos.


A mesopotâmia é conhecida como terra entre rios, mas pode-se dizer também que foi a terra de muitos impérios. Todos esses grandes impérios que passaram por sua região deixaram seu legado, sua história, em maior ou menor escala, todos são conhecidos, em todos os lugares do mundo. Foi onde surgiu as primeiras cidades, as primeiras leis, as primeiras escritas. Região até hoje repleta de muitos povos, muitos impérios, muitos religiões. Palco de grandes conflitos e disputas. Há quem diga que é o berço da civilização!

Resultado de imagem para mesopotâmia cidade


Saiba mais: 




Referências: 
BOULOS, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania, 6o ano. Editora FTD. São Paulo - 2012- 2a. edição. p. 102-113.