Páginas

segunda-feira, 12 de maio de 2014

CRESCENTE FÉRTIL



O Crescente Fértil é uma região entre os atuais Israel, Jordânia e Líbano bem como partes da Síria, do Iraque, do Egito, do sudeste da Turquia e sudoeste do Irã. O termo « Crescente Fértil » foi criado por um arqueólogo, da Universidade de Chicago, em referência ao fato de o arco formado pelas diferentes zonas assemelhar-se a uma Lua crescente.
É uma região extremamente fértil em meio à desertos. A região como o próprio nome diz, se tornou fértil devido às cheias dos rios Tigre e Eufrates, Nilo e Jordão. Lá se instalaram diversos povos, como os egípcios, os persas, os fenícios, hebreus e mesopotâmicos. 
Os rios transbordavam durante as cheias, depois quando voltavam ao seu leito normal, deixavam nas redondezas uma espécie de adubo natural ( húmus - animais decompostos, mistura de barro e restos de vegetais), tornando a terra propícia à agricultura. Sem contar, que os povos antigos desenvolveram técnicas de irrigação, construção de barragens e diques, favorecendo não só a agricultura, como a criação de animais, comércio e desenvolvimento de cidades ao longo dos rios.























Nenhum comentário:

Postar um comentário