Páginas

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

PERSONALIDADES HISTÓRICAS: A RAINHA VITÓRIA




A Rainha Vitória governou a Inglaterra por 64 anos (1837-1901), período que ficou como a "Era vitoriana". Pertencia a casa de Hanôver, herdou o trono após a morte de seu tio Guilherme IV. Também foi chamada de Imperatriz da Índia, já que nesse período a mesma estava sob o poder do Reino Unido. Seu governo foi marcado pelo apogeu da política industrial e colonialista inglesa, e pela prosperidade industrial da burguesia. Os últimos trinta anos da “Era Vitoriana” foram marcados pelo Imperialismo e Neocolonialismo britânico, as potências industriais europeias (Inglaterra, França, 
Alemanha) submeteram, dominaram e exploraram os continentes asiático e africano. Durante o seu reinado aconteceram alguns conflitos, como a Guerra da Crimeia (1853-1856) e a guerra dos Boers na África do Sul (1899-1901). 
 Casou-se com o seu primo direito, o príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota, em 1840. Os seus nove filhos e vinte e seis dos seus quarenta e dois netos casaram-se com outros membros da realeza e famílias nobres por todo o continente europeu, unindo-as entre si, o que fez com que ganhasse o apelido de "a avó da Europa". Após a morte de Alberto em 1861, Vitória entrou num período de luto profundo durante o qual evitou aparecer em público. Como resultado do seu isolamento, o republicanismo ganhou força durante algum tempo, mas na segunda metade do seu reinado, a popularidade da rainha voltou a aumentar. 
Faleceu em 1901, deixando O Reino Unido como uma grande potência.











Nenhum comentário:

Postar um comentário