Páginas

domingo, 6 de outubro de 2013

DICAS DE LIVROS - HISTÓRIA E LITERATURA

História também se aprende na literatura. Também utilizamos a literatura como fonte histórica. É uma maneira maravilhosa de se aprender história. Em uma literatura podemos perceber as formas de pensar e ver o mundo daqueles que viveram em outras épocas. O interessante da literatura é que através da mistura da ficção e da realidade nós embarcamos em outro mundo, em outra época. Aliás, aprendi a amar história através de livros e filmes, ou seja através da ficção. E para não ficar apenas em minhas palavras, veja a importância da literatura para a historiadora Pesavento:
"a literatura permite o acesso à sintonia fina ou ao clima de uma época, ao modo pela qual as pessoas pensavam o mundo, a si próprias, quais os valores que guiavam seus passos, quais os preconceitos, medos e sonhos. Ela dá a ver sensibilidades, perfis, valores. Ela é fonte privilegiada para a leitura do imaginário. [...] Para além das disposições legais ou códigos de etiquetas de uma sociedade, é a literatura que fornece os indícios para pensar como e por que as pessoas agiam desta e daquela forma. (PESAVENTO, 2003: 82-83).


Então segue algumas dicas de livros maravilhosos sobre a História do Rio Grande do Sul:



O TEMPO E O VENTO - trilogia
Autor: Erico Veríssimo
Idioma: Português
País de origem: Brasil
Editora: Companhia das Letras
O Tempo e o Vento é uma saga, uma das mais importantes obras de Érico Veríssimo que narra 200 anos de história da formação do Rio Grande do Sul sob o ponto de vista da família Terra-Cambará.
Parte integrante da Obra “O Tempo e o Vento”, “O Continente” é o início da história, que é narrado em estilo flash-back pela personagem Bibiana Terra, quase centenária, quando os moradores do casarão onde a família mora estão presos por conta da Revolução Federalista de 1895.
Contando com um exímio trabalho de pesquisa histórica e um brilhante estilo narrativo, Érico Veríssimo traz sob o olhar da ficção uma série de fatos reais que contornam a história de O Tempo e o Vento. Através de uma narrativa rápida, bastante parecida com o estilo novelístico, ele conseguiu trazer uma série de elementos que vão se repetindo ao longo de toda a narrativa, em seus 200 anos de história, tais como o punhal de Pedro Missioneiro e a frase de Ana Terra: “noite dos ventos, noite dos mortos”.
Dos 3 volumes, “O Continente” é o que apresenta mais episódios. A história é sub-dividida em 7 episódios, em que cada um deles traz uma parte da formação desta família, e cada episódio é intercalado pela narração do último deles, O sobrado.
Fonte: http://www.infoescola.com/livros/o-tempo-e-o-vento-o-continente/


A CASA DAS SETE MULHERES
Autor: Wierzchowski, Leticia; Wierzchowski, Leticia
Editora: Record
Idioma : Português
País de Origem : Brasil
Número de Paginas : 511

"Um envolvente romance histórico sobre a Revolução Farroupilha de 1835 e sete mulheres da família de Bento Gonçalves, comandante das tropas revolucionárias. 
O livro descreve as aventuras de sete gaúchas da família do general Bento Gonçalves, chefe da revolução que pretendia separar o Sul do resto do país. 
O líder do movimento, general Bento Gonçalves da Silva, isolou as mulheres de sua família em uma estância afastada das áreas em conflito, com o propósito de protegê-las. A guerra que se esperava curta começou a se prolongar. E a vida daquelas sete mulheres confinadas na solidão do pampa começou a se transformar... "


Nenhum comentário:

Postar um comentário