quinta-feira, 5 de setembro de 2013

FIM DA GUERRA FRIA

Terminada a Segunda Guerra Mundial, em 1945, o socialismo expandiu-se por várias regiões do mundo, principalmente Leste europeu, China e Cuba. Se espalharam tanto, que o mundo chegou a ser dividido em dois blocos: capitalista e socialistas, Primeiro e Segundo Mundo, como ficou comumente chamado, chegando a reunir cerca de um terço da população mundial.
Porém, como nada dura para sempre, a partir da década de 1980, os governos de regime socialista foram fragmentando-se. Mas como aconteceu esse processo?


Está vendo esse homem? Pois é, foi ele mesmo que acabou iniciou o processo que deu fim a ex-União Soviética. Seu nome: Mikhail Gorbachev.
Em abri de 1985, Gorbachev assumiu o poder na União Soviética e lançou programas de reformas que provocaram imensas transformações no mundo socialista. Programas esses que ficaram conhecidos por glasnost (transparência), e perestroika (reestruturação).

Glasnost - gradual abertura do regime político, com diminuição da censura à imprensa e maior liberdade de expressão nas artes (fato aproveitado também pelo povo, que aproveitou para "reclamar" do regime). Políticos antigos foram substituídos por reformistas e alguns presos políticos foram soltos.
Perestroika - programa econômico com o objetivo de restruturar a economia do pais. Era a diminuição da interferência do Estado na economia. Um pouco de liberalismo econômico para um falido país socialista.
Essa política de abertura da União Soviética e sua aproximação com o Ocidente acabou por influenciar outros países socialistas, como Polônia, Hungria, Tchecoslováquia, Bulgária, Albânia e Romênia. Todos acabaram sofrendo mudanças internas, que resultaram no fim dos partidos comunistas e até mesmo de novos países que acabaram se formando (Tchecoslováquia se dividiu em República Tcheca e Eslováquia).
Essas políticas de Gorbachev não salvaram a União Soviética, e nem o socialismo, mas culminou na desfragmentação dessa grande potência da Guerra Fria e na renúncia de seu presidente. A poderosa União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, nascida da Revolução Russa de 1917 chega ao fim, e abre espaço para o retorno da Rússia, não mais a Rússia dos czares, mas a Rússia capitalista, ligada agora a CEI, Comunidade dos Estados Independentes

Notícia sobre o fim da União Soviética




A queda do Muro de Berlim

Podemos dizer que assim terminou a Guerra Fria. Mas isso aconteceu de fato em 1991, voltando um pouco antes, em novembro de 1989, após várias manifestações populares, o fracasso da União Soviética que vinha se arrastando, o muro foi definitivamente derrubado. O Muro de Berlim, o "muro da vergonha", que dividiu o mundo em capitalistas e socialista, que separou famílias, vizinhos e amigos vem ao chão. Sem o muro que os separava o processo de reunificação da Alemanha Ocidental e Oriental ocorre definitivamente em 03 de outubro de 1990.

Momento emocionante da nossa História!!!




Foto Histórica: Queda do Muro de Berlim - 09/09/1989

Nenhum comentário:

Postar um comentário