Páginas

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

ROMA ANTIGA - Monarquia (753-509 a.C.)

Durante a monarquia, Roma foi governada por um rei, pelo Senado e pela Assembleia Curial.
O rei tinha funções militar, religiosa e era também juiz. Todas as leis apresentadas pelo rei, tinha que passar pelo Senado ou Conselho de Anciões e pela Assembleia Curial.
O Senado era um conselho formado por velhos cidadãos, responsáveis pela chefia das grandes famílias (genos), ligadas entre si por laços familiares. Suas principais funções era propor novas leis e fiscalizar o rei.
A Assembleia Curial eram os cidadãos (soldados) agrupados em cúrias (conjuntos de dez clãs). Suas funções eram: eleger altos funcionários, aprovar ou rejeitar as leis.



SOCIEDADE ROMANA - os principais grupos que formavam a sociedade romana eram patrícios, clientes, plebeus e escravos.

  • Patrícios - eram os grandes proprietários de terras. Desfrutavam de direitos políticos e podiam desempenhar cargos públicos no exército, na justiça, na administração e na religião. Eram os aristocratas (governo dos melhores).
  • Clientes - eram plebeus, livres, que prestavam serviço aos patrícios, em troca de auxílio econômico e proteção social. 
  • Plebeus - homens e mulheres livres que se dedicavam ao comércio, artesanato, trabalhos agrícolas. Eram a maioria da população, e no período monárquico não tinham direitos de cidadãos, ou seja, não podiam exercer cargos públicos, nem participar da Assembleia.
  • Escravos - no início, eram aqueles que não conseguiam pagar suas dívidas, depois com a expansão militar, juntaram-se também os prisioneiros de guerra. Prestavam todo o tipo de serviço: domésticos, agrícolas; exerciam funções de capataz, professor, artesão, etc. Eram um bem material, uma propriedade.


A passagem para a República
A monarquia etrusca, responsável pelas primeiras transformações na cidade, foi contestada pelos patrícios, que não tinham interesse em um reinado vitalício. Já que dominavam o Senado, queriam controlar o poder em Roma. Rebelaram-se contra o rei e o expulsaram, estabelecendo a República.
Porém não devemos esquecer, que os etruscos durante o tempo em que governaram Roma, influenciaram grandemente a cultura, política, entre outros. Graças a influência dos etruscos, canais de drenagem foram construídos para secar os pântanos, a área onde fica o Fórum tornou-se o centro da cidade romana, onde passou a funcionar o comércio e as assembleias.






Nenhum comentário:

Postar um comentário